Mantenha-o simples e negocie com a tendência.
Como comerciante, você provavelmente já ouviu o velho ditado que é melhor "negociar com a tendência". A tendência, diga todos os especialistas, é sua amiga. Este é sábio conselho, desde que você conheça e possa aceitar que a tendência possa terminar. E então a tendência não é sua amiga.
Então, como podemos determinar a direção da tendência? Eu acredito na regra KISS, que diz: "mantenha-o simples, estúpido!" Aqui está um método para determinar a tendência, e um método simples de antecipar o fim da tendência.
Antes de começarmos, quero mencionar a importância dos prazos para determinar a tendência. Geralmente, quando estamos analisando investimentos de longo prazo, o período de tempo longo domina os prazos mais curtos. No entanto, para fins intradiários, o prazo mais curto pode ser de maior valor. Os negócios podem ser divididos em três classes de estilos ou segmentos comerciais: o intra-dia, o balanço e o comércio de posições. (Veja também: Trocando vários quadros de tempo em FX.)
Os grandes comerciantes comerciais, como as empresas que criam produção em um país estrangeiro, podem estar interessados no destino da moeda durante um longo período, como meses ou anos. Mas, para os especuladores, um gráfico semanal pode ser aceito como o "longo prazo".
Médias movendo-se em pares.
Com um gráfico semanal como referência inicial, podemos então determinar a tendência de longo prazo para um comerciante especulativo. Para isso, vamos recorrer a duas ferramentas muito úteis que nos ajudarão a determinar a tendência. Estas duas ferramentas são a média móvel simples e a média móvel exponencial.
No gráfico semanal acima, você pode ver que, no período de maio de 2006 a julho de 2008, a média móvel exponencial do período azul 20 está acima da média móvel vermelha 55 simples e ambas estão inclinadas para cima. Isso indica que a tendência está mostrando um aumento do euro e, portanto, um dólar enfraquecendo.
Em agosto de 2008, a média móvel de curto prazo (azul) no gráfico abaixo foi desativada, indicando uma potencial mudança na tendência, embora a média de longo prazo (vermelho) ainda não tenha sido realizada.
Encontrando a Mudança na Tendência.
Em outubro, a média móvel de 20 dias cruzou a média móvel de 55 dias. Ambos estavam inclinados para baixo. Neste ponto, a tendência mudou para baixo e as posições curtas contra o euro seriam bem-sucedidas.
Ainda olhando para o Gráfico 2, percebemos que a média móvel de curto prazo fica relativamente estável em dezembro de 2008 e começa a aparecer, indicando agora uma mudança potencial na tendência ao lado positivo. Mas uma análise mais próxima da média móvel de 55 dias a partir de dezembro de 2008 mostra que a média móvel a longo prazo permaneceu inclinada para baixo. (Veja também: Tutorial de Análise Técnica.)
Ao verificar o Gráfico 2, podemos ver que a primeira seta da esquerda indica que a média móvel a longo prazo foi recusada, indicando que a tendência de longo ou a longo prazo para o EUR / USD já passou. A segunda seta indica onde uma nova posição curta poderia ter sido realizada com sucesso uma vez que o preço tivesse trocado de volta para a média móvel inclinada para baixo.
O objetivo aqui é determinar a direção da tendência, não quando entrar ou sair de um comércio. Claro que isso não quer dizer que não houve oportunidades de negociação nos prazos mais curtos, como os gráficos diários e horários. Mas para aqueles comerciantes que desejam negociar com a tendência, em vez de negociar a correção, pode-se aguardar a tendência de retomar e negociar novamente na direção da tendência.
Indicador de fundo duplo.
Vamos mudar para o Gráfico 3 e ver o que acontece quando a média móvel exponencial de 20 dias se processa até um duplo fundo. Dado que um duplo fundo em um gráfico sugere suporte na parte inferior, podemos assistir a ação de preço no diário para nos dar uma pista de avanço. A seta indica onde a média móvel a curto prazo está subindo. Mais uma vez, as médias móveis não são usadas como sinais comerciais, mas apenas para fins de direção de tendência. (Descubra como esses níveis influentes podem alternar papéis, veja Reversões de suporte e resistência.)
Pegar uma onda.
Ao configurar uma média móvel exponencial de curto prazo e uma média móvel simples de longo prazo, em um gráfico semanal e diário, é possível avaliar a direção da tendência. Conhecer a tendência ajuda a assumir posições, mas tenha em mente que os mercados se movem em ondas. Essas ondas são chamadas de ondas de impulso quando na direção da tendência e ondas corretivas quando contrárias à tendência.
Ao contar as ondas ou pivôs em cada onda, pode-se tentar antecipar se uma oportunidade de negociação será contra a tendência ou com a tendência. De acordo com a teoria das ondas Elliot, uma onda de impulso geralmente consiste em cinco balanços e uma onda corretiva geralmente consiste em 3 baloiços. Um movimento de onda total consistiria em cinco balanços com dois dos balanços sendo contra tendência. (Veja também: Elliott Wave Theory.)
A imagem acima dá um exemplo de uma onda Elliot. Como a teoria das ondas Elliot pode ser muito subjetiva, prefiro usar uma contagem de pivô para me ajudar a determinar a exaustão das ondas. Isso geralmente se traduz em um mínimo de sete pivôs quando vai com a tendência, seguido por cinco pivôs durante uma correção. Às vezes, o mercado não cooperará com esses pressupostos técnicos, mas pode ocorrer com freqüência suficiente para oferecer oportunidades comerciais muito lucrativas. Abaixo está um exemplo da onda em ação (as setas azuis marcam a direção).
The Bottom Line.
Ao combinar o diagnóstico médio móvel com a contagem de pivô e, em seguida, ajustar a análise com uma observação de padrões de vela, um comerciante pode empilhar as chances de fazer um comércio bem sucedido em seu favor. Lembre-se de negociação é um ofício, o que significa que é arte e ciência e requer prática para desenvolver consistência e rentabilidade. (Veja também: Padrões avançados de castiçal.)
5 maneiras de identificar a direção da tendência.
5 maneiras de identificar a direção da tendência.
Negociar com a tendência é negociar com o fluxo. Quando a tendência prevalecente é acima, por que você gostaria de procurar entradas curtas quando comprar poderia resultar em negócios muito mais suaves? Muitos comerciantes amadores, mesmo quando enfrentam uma tendência duradoura que tem ocorrido por meses, não conseguem parar de tentar prever as reversões, enquanto que poderiam ganhar muito mais dinheiro simplesmente juntando-se à tendência.
Mas, mesmo que você não seja um comerciante que segue a tendência, você pode combinar o conceito de negociação com a maior tendência temporal com sua abordagem comercial regular: você começa no cronograma Diário e ver se a tendência é para cima, para baixo ou para os lados e você usa Essa informação em seu prazo de execução mais baixo para o tempo de seus negócios (leia aqui: como realizar uma análise multi-horário). Para poder ler corretamente as ações de preço, tendências e direção da tendência, agora vamos apresentar as formas mais eficazes de analisar um gráfico.
No nosso curso de negociação Forex, você aprenderá ainda mais sobre essa maneira de ler e negociar o preço.
Introdução: as diferentes fases do mercado.
Antes de começarmos a identificar a forma de identificar a tendência, devemos ter em primeiro lugar o que estamos procurando. Os mercados podem fazer uma das três coisas: subir, descer ou se mover de lado.
A imagem acima mostra os três cenários possíveis e como os mercados continuam alternando entre as fases. Mas saber o que aconteceu depois do fato é sempre a parte fácil. A parte difícil é descobrir o que está acontecendo atualmente quando os mercados se movem em tempo real e o espaço à direita está vazio - é aí que este artigo entra. Para ser claro, o artigo não pretende mostrar-lhe como identificar as entradas de negociação , mas para entender preços e tendências de forma mais eficiente.
1. A maneira simples: gráfico de linha.
A maioria dos comerciantes usa apenas barras e velas quando se trata de gráficos de observação, mas esquece completamente uma ferramenta muito eficaz e simples que lhes permite olhar através de toda a confusão e ruído: o gráfico de linha. O objetivo das barras e velas é fornecer informações detalhadas sobre o que está acontecendo em seus gráficos, mas isso é realmente necessário quando se trata de identificar a tendência geral? Provavelmente não.
Um comerciante faria bem em diminuir de vez em quando (pelo menos uma vez por semana) e alternar para o gráfico de linha para obter uma imagem melhor e mais clara do que está acontecendo no momento. E como nosso único objetivo é identificar a direção, o gráfico de linha é um ponto de partida perfeito, especialmente quando estamos no prazo mais alto e queremos identificar a direção geral do mercado.
2. Altos e baixos.
Esta é a minha maneira preferida pessoal de analisar gráficos e, embora pareça tão simples, geralmente é tudo o que você precisa. A análise técnica convencional diz que, durante uma tendência de alta, você tem níveis mais altos, porque os compradores estão na maioria e aumentam o preço mais alto, e os mínimos também são maiores, porque os compradores continuam comprando os mergulhos mais cedo e mais cedo. Funciona o mesmo durante uma tendência de baixa: baixos são menores quando o excedente do vendedor se move o preço mais baixo e os altos são mais baixos porque os vendedores vendem mais cedo e os compradores não estão tão interessados.
Novamente, não é muito importante ficar totalmente perdido se você estiver usando a direção da tendência exatamente como um filtro para seus negócios. Na maioria dos casos, você deve ser capaz de dizer com relativa rapidez se você está em uma tendência de alta, em uma tendência de baixa ou em um intervalo.
Regra geral: se você não consegue dizer o que está acontecendo nos seus gráficos rapidamente, geralmente é melhor ficar de lado até que você possa ver claramente novamente.
3. Médias móveis.
As médias móveis são, sem dúvida, entre as ferramentas comerciais mais populares e são ótimos para identificar a direção do mercado também. No entanto, há algumas coisas a serem conscientes quando se trata de analisar a direção da tendência com as médias móveis.
O comprimento da média móvel supera muito quando você obtém um sinal quando os mercados se transformam. Uma média móvel pequena (rápida) pode dar muitos sinais precoce e falso porque reage muito cedo para movimentos menores de preços. Por outro lado, uma média rápida pode levá-lo cedo quando a tendência está prestes a mudar. Uma média lenta pode fornecer sinais muito tarde. Ou, ele pode ajudá-lo a andar de tendências mais tempo quando ele filtra o ruído.
Na captura de tela abaixo, usamos o 50 EMA, que é uma média móvel de meio termo. Você pode ver isso durante uma tendência de alta, o preço sempre ficou bem acima da média móvel e, uma vez que o preço cruzou a média móvel, entrou em um intervalo. Em um intervalo, o preço não presta muita atenção às médias móveis porque caíram no meio do alcance, portanto, média.
Se você quiser usar as médias móveis como um filtro, você pode aplicar o 50 MA ao período de tempo diário e, em seguida, procurar apenas negociações na direção do MA diário nos prazos mais baixos.
4. Canais e linhas de tendência.
Canais e linhas de tendência são outra maneira de identificar a direção de uma tendência e também podem ajudá-lo a entender melhor os mercados de alcance.
Considerando que as médias móveis e a análise de altos e baixos também podem ser usadas durante os estágios iniciais das tendências, as linhas de tendência são mais adequadas para os estágios de tendências posteriores porque você precisa de pelo menos 2 pontos de toque (melhor 3) para desenhar uma linha de tendência.
Eu uso principalmente linhas de tendência para identificar mudanças nas tendências estabelecidas; quando você tem uma forte tendência e, de repente, a linha de tendência quebra, pode sinalizar a transição para uma nova tendência. Trendlines durante as gamas são ideais quando se trata de encontrar cenários de breakout quando o preço entra novamente no modo de tendências. Além disso, as linhas de tendência podem ser combinadas com médias móveis muito bem devido às características complementares.
Se você quiser saber mais sobre linhas de tendência, demore alguns minutos e assista nosso vídeo aqui: aprenda a desenhar linhas de tendência.
5. Como usar o indicador ADX.
O ADX é um indicador que você poderia usar para determinar a direção da tendência e também para a força. O indicador ADX vem com três linhas: a linha ADX que informa a força da tendência (eliminamos essa linha em nosso exemplo, uma vez que só queremos analisar a direção da tendência), a linha + DI que mostra a força alta (linha verde) e a linha - DI que mostra a força de baixa (linha vermelha).
Como você pode ver na captura de tela abaixo, o ADX sinaliza uma tendência de alta quando a linha verde está em cima da linha vermelha, e sinaliza uma tendência de baixa quando a linha vermelha é maior do que a linha verde. Quando o preço está variando, as duas linhas DI estão muito próximas e se deslocam em torno do meio.
O ADX pode ser combinado com médias móveis muito bem e você pode ver que uma vez que as linhas DI cruzam, o preço também atravessa a média móvel. No vídeo abaixo, explicamos como usar o ADX com mais detalhes com os outros conceitos.
Combinando as melhores ferramentas de negociação.
Como vimos neste artigo, cada ferramenta e conceito tem suas vantagens e limitações - nada funcionará o tempo todo. No entanto, não é necessário que você encontre uma maneira de alcançar uma winrate de 100% (o que não acontecerá de qualquer maneira), desde que seus vencedores sejam maiores do que suas perdas.
No final, se resume a quão bem você escolhe suas ferramentas de negociação, o quão bem você as entende e o quão bom você é quando se trata de aplicá-las às condições do mercado ao vivo.
Comentários (2)
Isso se aplica também ao intraday?
Sim. É um tópico universal.
Publicar uma resposta Cancelar resposta.
Cursos de negociação.
Nós deixamos nossos empregos corporativos, viajamos pelo mundo, negociamos on-line e vivemos a vida em nossos termos.
Ajudamos outros comerciantes a alcançar seus sonhos.
Jornal de negociação.
Edgewonk Trading Journal.
Posts Populares.
Links Rápidos.
Somos dois caras da Alemanha que ficaram cansados dos 9-a-5 e embarcaram na jornada de toda a vida, trocando e viajando onde e quando quisermos.
Estamos apaixonados por devolver, pois não estaríamos perto de onde estamos hoje, sem a ajuda de outros comerciantes veteranos que nos ajudaram no início.
Se você considerar se juntar à nossa comunidade, nós nos sentimos honrados com sua confiança e teremos certeza de que cada minuto livre que tivermos será gasto para fazer com que seu investimento valha a pena.
Disclaimer de Risco.
Ebook de ação de preço (GRATUITO)
Digite seu e-mail e obtenha acesso imediato ao ebook de ação de preço.
Identificando Tendências no Forex.
2.1 Nível 1 Forex Intro 2.2 Nível 2 Mercados 2.3 Negociação de Nível 3.
3.1.1 Análise técnica para Forex 3.1.2 Médias móveis em Forex 3.1.3 Identificando tendências no Forex 3.1.4 Resistência e suporte 3.1.5 Double Tops e Double Bottoms 3.1.6 Bollinger Bands 3.1.7 MACD 3.2.1 Dólar dos EUA 3.2 .2 Euro 3.2.3 Iene japonês 3.2.4 Libra esterlina 3.2.5 Franco suíço 3.2.6 Dólar canadense 3.2.7 Dólar australiano / neozelandês 3.2.8 Rand sul-africano 3.2.9 Relatório de situação do emprego 3.2.10 Seguro de desemprego semanal Reclamações 3.2.11 O Fed 3.2.12 Inflação 3.2.13 Vendas no varejo 3.3.1 EUR-USD Par 3.3.2 Regras de negociação 3.3.2.1 Nunca deixe um vencedor entrar em um perdedor 3.3.2.2 Lógica gera; Mortes por Impulso 3.3.2.3 Nunca Risco Mais de 2% por Comércio 3.3.2.4 Disparar Fundamentalmente, Entrar e Sair Tecnicamente 3.3.2.5 Sempre Parar com Forte 3.3.2.6 Ser certo, mas ser precocemente significa simplesmente que você está errado 3.3.2.7 Conheça o Diferença entre escalar e adicionar a um perdedor 3.3.2.8 O que é matematicamente otimizado é psicologicamente impossível 3.3.2.9 O risco pode ser predeterminado; Recompensa é imprevisível 3.3.2.10 Sem desculpas, nunca 3.3.3 USD-JPY Par 3.3.4 GBP-USD Par 3.3.5 USD-CHF Par 3.3.6 Alavancagem 3.3.7 Estratégia de velocidade fundamental 3.3.8 Manter comércio 3.3.9 Dinheiro Gestão 3.3.10 Forex Futures 3.3.11 Opções de Forex.
5.1 Curto Prazo 5.2 Médio Prazo 5.3 Longo Prazo.
Ser capaz de identificar tendências é uma das habilidades mais fundamentais que um comerciante de forex deve adquirir. O principal método de identificação de tendências é o uso de médias móveis, conforme discutido na seção anterior. As médias móveis são indicadores de atraso, o que significa que eles não prevêem novas tendências, mas confirmam as tendências uma vez que foram estabelecidas. Em geral, uma ação é considerada como uma tendência de alta quando o preço está acima de uma média móvel e a média está inclinada para cima. Por outro lado, um comerciante usará um preço abaixo de uma média inclinada para baixo para confirmar uma tendência de baixa. Muitos comerciantes só considerarão manter uma posição longa em um ativo quando o preço estiver negociando acima de uma média móvel.
O mercado cambial geralmente tende a se mover em tendências mais do que o mercado geral de ações. Por quê? O mercado acionário é constituído por uma coleção de ações individuais que são geralmente afetadas pela microdinâmica das empresas individuais em particular. O mercado forex, por outro lado, é impulsionado por tendências macroeconômicas que, às vezes, podem demorar anos para se desempenhar. Essas tendências geralmente se manifestam melhor através dos principais pares, como o EUR / USD, USD / JPY, GBP / USD e USD / CHF. Aqui, damos uma olhada nessas tendências e uma técnica de média móvel comum para detectar essas tendências.
Observando o Significado do Longo Prazo.
Como o mercado cambial é dominado predominantemente pelas tendências macroeconômicas, muitos comerciantes preferem basear seus negócios em uma perspectiva de longo prazo. Uma ferramenta que os comerciantes costumam usar para medir a força de uma tendência é uma combinação de três médias móveis simples chamadas de filtro de três-SMA. Para um exemplo de como eles são usados, veja as Figura 1 e Figura 2, que usam um filtro de três SMA.
O Three-SMA.
O filtro três-SMA é uma boa maneira de avaliar a força e direção de uma tendência. O filtro é criado ao traçar três médias móveis no gráfico: uma média móvel de curto prazo, intermediário e longo prazo. A premissa básica deste filtro é que, se a tendência de curto prazo (SMA de sete dias), a tendência de prazo intermediário (SMA de 35 dias) e a tendência de longo prazo (SMA de 70 dias) estão alinhadas em uma direção , então a tendência é forte.
Você pode estar se perguntando por que estamos usando uma média móvel de 70 dias aqui. A resposta verdadeira é que escolhemos esses valores por causa de como o preço respondeu a esses níveis no passado. Conforme mencionado, você pode usar diferentes médias móveis de período, se desejar, o conceito importante é a interação entre as médias de curto, intermediário e longo prazo. Enquanto você usa proxies razoáveis para cada uma dessas tendências, o filtro Three-SMA fornecerá uma análise valiosa. (Outra ferramenta usada para detectar tendências é a aplicação de envelopes à média móvel. Saiba mais sobre esta técnica em Envelopes médios móveis: Refinando uma ferramenta de comércio popular.)
Olhando para o USD / CAD a partir de duas perspectivas de tempo (curto e longo prazo), podemos ver como os sinais de tendência podem ser diferentes. A Figura 1 mostra a ação do preço diário nos meses de fevereiro, março e abril de 2017, o que mostra movimentos voláteis com uma clara tendência de alta. A Figura 2, no entanto, apresenta os dados semanais de maio de 2018 a maio de 2017 e pinta uma imagem muito diferente. De acordo com a Figura 2, USD / CAD vacilou de sua trajetória de crescimento definida entre abril de 2018 e abril de 2017 e muitos comerciantes ativos esperavam que a tendência de alta fosse revertida.
Tendências não continuarão em uma direção para sempre. Muitas vezes, uma tendência atingirá o que é conhecido como resistência ou suporte, que são níveis de preços que a moeda não consegue superar. Apresentaremos o conceito de resistência e suporte na próxima seção.
3 Passos para um comércio Forex Trend.
pela Walker England.
Um plano de negociação de tendências pode ser criado em 3 etapas simples. Os comerciantes podem encontrar uma tendência e, em seguida, procurar negociar uma ruptura de preços. As saídas de gerenciamento de mercado podem ser feitas usando altos e baixos previamente identificados.
Pode ser extremamente difícil para os novos comerciantes finalizar uma estratégia de negociação de tendências para a negociação do mercado Forex. No entanto, a boa notícia é que a maioria das estratégias baseadas em tendências podem ser divididas em três componentes diferentes. Hoje, vamos analisar os conceitos básicos de uma estratégia de tendência de mercado, identificando a tendência, planejando uma entrada e identificando uma saída.
Então, deixe-se começar!
O primeiro passo para negociação de tendências é encontrar a tendência! Existem muitas maneiras de identificar a tendência do GBPUSD ilustrada abaixo, mas uma das mais fáceis é através da identificação de se o preço está criando maiores maiores ou mais baixos. Se o preço for subir de escada para cima, significa que o preço está aumentando, e a tendência está subindo. Por outro lado, se o preço for diminuindo em direção a menores baixos, esse preço médio está potencialmente em declínio em uma tendência de baixa.
Dada a informação acima, os comerciantes devem procurar oportunidades para comprar o GBPUSD em sua atual tendência de alta. No quadro a seguir, podemos ver o gráfico graficamente criando altos altos. Se a tendência persistir, as expectativas são que o preço continuará a ser suportado e novos níveis continuarão a ser criados.
Aprenda Forex & ndash; GBPUSD 4Hour Tendência.
(Criado usando os gráficos do Marketscope 2.0 da FXCM & rsquo; s)
Uma vez que uma tendência é encontrada, os comerciantes podem escolher entre uma variedade de táticas para entrar no mercado. Uma das maneiras mais fáceis de entrar no mercado é através do uso de um breakout. Uma vez que a definição de uma tendência de alta é a criação de altos e baixos mais elevados, os comerciantes podem planejar entrar no mercado quando a tendência persistir e o GBPUSD se rompe em um nível mais elevado.
Abaixo, você pode ver uma entrada para comprar o GBP USD com a tendência. Os comerciantes que usam esta metodologia podem definir uma entrada acima desse valor e, no caso de quebras de preço acima desse valor, serão inseridas no mercado. Existem dois benefícios de usar uma ordem de entrada. Primeiro você não precisa estar na frente do seu computador para entrar em uma posição. Enquanto você tiver uma entrada e o preço que você selecionou estiver disponível para negociação, seu pedido será acionado. Em segundo lugar, no caso de preço nunca ultrapassar o anterior, esta ordem também pode ser excluída. Agora que temos uma entrada planejada, vejamos a conclusão de nossa idéia de negociação.
Aprenda Forex & ndash; Estratégia Breakout de GBPUSD.
(Criado usando os gráficos do Marketscope 2.0 da FXCM & rsquo; s)
Ao negociar mercados, há sempre o potencial de perder dinheiro. É por isso que, quando as tendências da negociação, é importante saber que acabarão eventualmente. Em uma tendência de alta como o GBPUSD, os comerciantes podem colocar paradas sob o basculante previamente identificado baixo (mais baixo). No caso em que o preço se rompe com este valor, pode simbolizar que pelo menos temporariamente a tendência do GBPUSD pode estar terminando. Os comerciantes podem sair de qualquer posição neste momento através do uso de uma ordem de parada.
Saber onde tirar proveito também é uma parte importante de qualquer plano de negociação de tendências. Os comerciantes devem procurar evitar o & ldquo; Traders Number One Mistake & rdquo; procurando ganhar mais em lucros do que arriscar no caso de o comércio se mover contra eles. Usando o exemplo acima, se uma perda de stop de 150 pedaços tiver sido definida sob o balanço baixo, os comerciantes esperam mais em troca no caso de serem corretos. Se um limite de 300 pip foi definido, isso criaria uma expectativa de um Rácio de Risco / Recompensa 1: 2.
--- Escrito por Walker England, Trading Instructor.
Para receber Walkers & rsquo; análise diretamente via e-mail, inscreva-se aqui.
Interessado em aprender mais sobre comércio de Forex e desenvolvimento de estratégias? Inscreva-se para uma série de Free & ldquo; Advanced Trading & rdquo; guias, para ajudá-lo a se atualizar em uma variedade de tópicos comerciais.
Registre-se aqui para continuar a aprendizagem Forex agora!
O DailyFX fornece notícias e análises técnicas sobre as tendências que influenciam os mercados monetários globais.
Próximos eventos.
Calendário econômico Forex.
O desempenho passado não é uma indicação de resultados futuros.
DailyFX é o site de notícias e educação do Grupo IG.
No comments:
Post a Comment